Fotografia, representação e cultura visual sobre a America Latina: Sebastião Salgado, Pierre Verger, Cartier-Bresson e Manuel Álvarez Bravo
Resumo
Este trabalho faz uma discussão sobre a retratação fotográfica de uma latinoamericanidade, a partir da fotografia social produzida sobre essa sociedade. Com isso, buscamos analisar criticamente esse modelo estético de latinoamericanidade construída visualmente como um discurso de representação a partir da identificação e reconhecimento da diferença estética e documental de um conjunto de fotógrafos como Sebastião Salgado, Cartier-Bresson, Pierre Verger e Manuel Álvarez Bravo, que a partir de suas lentes objetivaram retratar as singularidades identitárias da América Latina. Buscamos realizar uma análise das estéticas fotográficas demonstrando as representações e os limites presentes nos trabalhos de tais fotógrafos.
Palavras-chave
Cartier-Bresson; cultura Visual; estética latino-americana; Manuel Álvarez Bravo; Pierre Verger; Sebastião Salgado
Apontamentos
- Não há apontamentos.
A Revista Photo & Documento está sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International.
Comentários sobre o artigo
por joaquim amendoim (2017-05-17)