Fotografia, representação e cultura visual sobre a America Latina: Sebastião Salgado, Pierre Verger, Cartier-Bresson e Manuel Álvarez Bravo

Sergio Luiz Pereira da Silva

Resumo


Este trabalho faz uma discussão sobre a retratação fotográfica de uma latinoamericanidade, a partir da fotografia social produzida sobre essa sociedade. Com isso, buscamos analisar criticamente esse modelo estético de latinoamericanidade construída visualmente como um discurso de representação a partir da identificação e reconhecimento da diferença estética e documental de um conjunto de fotógrafos como Sebastião Salgado, Cartier-Bresson, Pierre Verger e Manuel Álvarez Bravo, que a partir de suas lentes objetivaram retratar as singularidades identitárias da América Latina. Buscamos realizar uma análise das estéticas fotográficas demonstrando as representações e os limites presentes nos trabalhos de tais fotógrafos.

Palavras-chave


Cartier-Bresson; cultura Visual; estética latino-americana; Manuel Álvarez Bravo; Pierre Verger; Sebastião Salgado

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Licença Creative CommonsRevista Photo & Documento está sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International.