imagem-tema-do-projeto

O projeto "Mapeamento e digitalização de documentos fotográficos de Maringá e região", conhecido como DIGIFOTO, foi desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá (DHI-UEM), em parceria com o Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília (CID-UnB), recebendo financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre outubro de 2003 e janeiro de 2006.

A cooperação entre os professores das duas universidades e a participação de alunos da UEM foram indispensáveis para o sucesso do projeto. A execução e finalização da pesquisa, redundando na apresentação deste banco de dados como um dos resultados, somente foi possível graças ao apoio institucional do CNPq, responsável pela viabilização da estrutura necessária, com o aporte de equipamentos e material de consumo, além de diárias e passagens para a coleta de dados, em acervos de Curitiba e Cianorte. Destaca-se ainda o crucial papel desempenhado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do CNPq, em parceria com a UEM, na concessão de bolsas para alguns dos alunos que participaram do DIGIFOTO. A forte política de iniciação científica da UEM contribuiu através da concessão de bolsas com recursos próprios e, ainda, pela formalização de outras iniciações sem bolsa.

A pesquisa, desenvolvida entre agosto de 2003 e janeiro de 2006, realizou o levantamento de acervos fotográficos existentes nas cidades de Maringá, Cianorte, Santa Fé e Itambé, referentes à região norte do estado do Paraná, efetuando posteriormente a digitalização de imagens selecionadas nos principais conjuntos documentais localizados.¹ Tanto as instituições quanto os documentos reproduzidos foram descritos e indexados, com o intuito de criar um instrumento de pesquisa eletrônico para divulgação junto a pesquisadores interessados e ao público em geral.²

As diversas etapas do trabalho geraram comunicações divulgadas em eventos científicos. Um dos objetivos acadêmicos do projeto foi a criação, por parte dos alunos pesquisadores, de textos científicos, alguns dos quais foram encaminhados para publicação em revistas especializadas. A experiência proporcionada pelo projeto suscitou o interesse pela pesquisa científica, impulsionando os trabalhos de iniciação científica, além de já ter levado dois dos alunos a aprofundarem as questões levantadas, transformando-as em projetos de Mestrado, já aprovados na seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação DHI/UEM no primeiro semestre de 2006.